Estética & Saúde Bucal

Endodontia Odontológica

O tratamento endodôntico é necessário para promover o alívio da dor em dentes inflamados e/ou promover a desinfecção do sistema de canais a fim de evitar um foco infeccioso e, se necessário, também para confecção de próteses. Com técnicas modernas e anestésicos mais potentes, o tratamento tornou-se indolor. Atualmente o tratamento de canal deve ser considerado como um procedimento dental de rotina.

Basicamente, o tratamento endodôntico (de canal) se resume em uma completa eliminação do tecido pulpar (nervo) de dentro do canal radicular e posterior obturação. Ele pode ser ainda indicado em casos de traumas dentais, infecções ou por necessidades restauradoras.

Tudo isso é feito rapidamente pois é automatizado. É feito sem dor e, na maioria das vezes, pode ser realizado em apenas uma sessão. Utilizando as técnicas atuais como, instrumentação rotatória, localizador apical, obturação termoplástica e laser terapêutico, o paciente goza de um pós-operatório mais rápido e tranquilo.

PERGUNTAS FREQUENTES

No tratamento do canal da raiz do dente é preciso retirar a polpa dentária – a parte viva do dente que fica dentro da raiz – que contém vascularização e inervação que circula dentro do dente. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. O espaço que fica vazio é limpo e preenchido.

É preciso fazer tratamento de canal quando a cárie atinge profundamente o dente e chega à polpa dentária. Outros motivos são:

• Dente quebrado;
  • Cárie profunda;
  • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo;
  • Necessidade de tratamento protético;
  • Dores com alimentos e bebidas frias e quentes.

Não. As técnicas modernas conseguem eliminar totalmente a dor do tratamento. Haverá incomodo pós-operatório controlado com medicação.

Atualmente trabalhamos com o sistema automatizado recíproco, que reduz o tempo de tratamento e permite que se solucione a grande maioria dos casos em uma sessão.

Não. O dente não escurece como acontecia há anos atrás, pois os materiais de obturação atuais são livres de corantes escuros.